dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Abóbora  
Nova cultivar de resgate cultural
Abóbora-gila BRS Portuguesa chega ao RS depois de pedidos de descendentes portugueses que desejam manter a tradição de suas famílias
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Da Redação
18/06/2012

Lançada no dia 14 de junho na 20ª Fenadoce, a cultivar de abóbora-gila BRS Portuguesa chega ao Rio Grande do Sul trazendo um resgate cultural para as famílias de descendência portuguesa da região. Isso porque a espécie, comumente produzida em Portugal, faz parte da culinária lusitana há décadas, sendo usada para a produção dos tradicionais doces de gila. No Brasil, foram apresentados os exemplares das cultivares com suas características morfológicas e de produção, suas qualidades, opções de uso e como os agricultores podem obter as sementes.

Essa é a abóbora menos comum do gênero Cucurbita. Algumas pessoas se referem a ela apenas como gila e outras como abóbora-gila. Seus frutos são ovais, a casca é espessa e dura, com duas tonalidades de verde, formando um desenho reticulado, a polpa é branca e fibrosa e as sementes são de cor preta.

Suas sementes podem ser utilizadas de um ano para outro

Com boa secagem e armazenagem, suas sementes podem ser utilizadas de um ano para outro. Ela serve para preparo de doces e pode ser substituída pelo coco ralado na culinária, No entanto, deve-se evitar o plantio próximo a outros tipos de abóboras ou morangas em função de cruzamentos.

— Na parte externa, o fruto lembra uma melancia de tamanho pequeno com a casca extremamente grossa e dura. Já a polpa, é fibrosa, de coloração branca com sementes pretas, diferentemente das outras abóboras do mercado. A abóbora-gila é voltada para um mercado diferenciado. Ela é usada para fazer um doce, conhecido como doce de gila, tradicionalmente português — explica Rosa Lía Barbieri, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado.

A polpa é fibrosa de coloração branca

A BRS Portuguesa é uma variedade crioula. A semente foi resgatada pela Embrapa e avaliada durante vários anos. Isso porque a empresa observou que a demanda pelas famílias de descendentes que conheciam essa abóbora era muito grande.

 — Eles falavam com saudosismo sobre o doce que as avós preparavam e cujas sementes não eram mais encontradas — conta a pesquisadora.

Esse lançamento faz parte de um projeto de pesquisa segundo o qual a empresa procurou resgatar as variedades crioulas através da pesquisa sobre os materiais e sua demanda. A partir daí, é estabelecido o registro junto ao Ministério da Agricultura para possibilitar que as empresas de sementes produzam comercialmente essas sementes e vendam de maneira que vários agricultores interassados possam comprar e produzir.

Na parte externa, o fruto lembra uma melancia de tamanho pequeno com a casca extremamente grossa e dura

— Ela não é adequada para grandes plantações, mesmo porque é um produto pouco conhecido. Na verdade, essa pesquisa é um resgate cultural através da variedade crioula porque algumas famílias tratam essa variedade como uma cultura de estimação. Geralmente, vemos que as pessoas colocam emoções quando falam da abóbora-gila — afirma Rosa Lía.

Segundo a pesquisadora, as sementes não foram inoculadas com nenhum patógeno, mas em todos esses anos de trabalho não foram detectadas doenças que atacassem a abóbora-gila.

— Se for cultivada com adubação orgânica e não sofrer com falta de água, ela pode chegar a produzir mais de 20 frutos por planta. Já em condições de estresse hídrico, ela produz 10 frutos por planta em média — diz.

Uma característica interessante é sua tolerância a baixas temperaturas. Outras espécies do gênero Cucurbita param de produzir flores quando o inverno se aproxima. Já Cucurbita ficifolia produz frutos mesmo com temperaturas baixas.

— Estudos feitos em outros países mostram ainda que a abóbora-gila pode ser usada como porta-enxerto para melão e pepino, culturas extremamente sensíveis a baixas temperaturas — conta a pesquisadora.

A história

A abóbora-gila foi trazida para o Brasil pelos imigrantes portugueses e açorianos há mais de 200 anos e vem sendo cultivada no Rio Grande do Sul pelos descendentes dessas famílias que passam as sementes de pai para filho.

Ela é usada para fazer um doce, conhecido como doce de gila, tradicionalmente português

No entanto, cada vez mais há relatos de que as pessoas estão deixando de cultivá-la ou porque a quantidade de semente foi muito pequena devido a alguma seca ou porque por algum motivo a semente estragou, entre outros.
 
Esse material é originário do México, onde já era cultivado pelos astecas. Os espanhóis levaram para a Europa, onde ele foi disseminado e até hoje é incorporado à doceria portuguesa.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Aloisia Maria Langer de Mattos
11/09/2012 14:19:47
A abobora gila se dá muito bem aqui no Campo do Coelho, especificamente no Barracão dos Mendes.
Tenho plantado um pouco, só por curiosidade e amor a gastronomia. Meus doces são deliciosos , mas de produção restrita a minha familia e alguns poucos amigos.
Levei mais de l6 anos para conseguir um exemplar e deste, além das iguarias, plantei as sementes que produziram alguns exemplares, para minha grande alegria .Além de muito saborosa, ela vale mais ainda pelo exótico.
Aloisia Maria Langer e Mattos-Nova Friburgo

Marcelo Silva Carvalho
26/03/2014 11:31:24
Gostaria muito de adquirir sementes de Gila, comi um doce desta fruta, já há alguns anos, que ficou o gosto de quero mais para sempre! alguém tem sementes para vender ou doar? Marcelo Carvalho Qda 57, Conjunto E, Casa 19, Vila São José Brazlândia- DF CEP 72.755-216.

Marlene Camargo
28/07/2014 10:06:16
bom dia, Marcelo

Ganhei uma gila de uma amiga, retirei as sementes, coloquei a secar, fiz o doce,uma delicia, vc tem interesse ainda pelas sementes, posso te enviar... anotei teu endereço aqui... meu email camargo_marlene@hotmail.com

Helder
23/03/2015 05:49:11
Bom dia.

Transformo gila em portugal, tiro alguns Kg de semente.
Se compensar posso tentar mandar semente para ai.

Helder
23/03/2015 06:01:24
OBRIGADO

Selma santos
04/05/2015 18:50:26
Helder,caso vc ainda tenha sementes de gila,para vender ou doar, estou interessada,em adquirir as sementes.Caso as sementes ainda estejam disponíveis,favor entrar em contato por email myka53@hotmail.com Fico no aguardo de um contato seu.Antecipadamente agradeço.

Ângela Carla
30/06/2015 13:26:50
Helder, também estou com dificuldades de encontrar as sementes de gila por aqui onde moro...
Se for possível me enviar algumas sementes, lhe seria muito grata!
angelacarla@oi.com.br

vera vargas
31/08/2015 10:46:32
quero a semente de gila,

nilce freese
24/11/2015 16:49:48
onde encontrar alguem para receber semente

José Manuel
16/05/2016 17:51:25
Boa tarde!
Estou a residir em Bento Gonçalves, RS. Gostaria de saber se alguém me pode informar onde posso comprar sementes de gila.
Muito obrigado
silva.jcardoso@gmail.com

JOMAR ANTONIO COELHO
03/07/2016 20:40:21
TENHO MUITO VONTADE DE CONSEGUIR SEMENTE DE GILA.
HÁ MAIS DE 30 ANOS NÃO VEjO GILA.
SE ALGUEN TIVER SEMENTES POR FAVOR ME INFORME.
jomarmf@hotmail.com

Carlos Paulo Moutinho Barbosa
13/08/2016 20:51:55
Boa, noite, gostei muito de encontrar este artigo aqui, sou Português moro na Bahia á 16 anos, e trabalho na área de gastronomia e á muito tempo que procurava sementes de chila, por favor se tiver alguém que me possa dar uma indicação onde posso obter as sementes eu fico lhe muito agradecido

Carlos Paulo Moutinho Barbosa
13/08/2016 20:57:53
Voltei á área de comentários, porque no meu comentário enviado á pouco esqueci de mencionar meu email para contato. cpmb.pt@hotmail.com mais uma vez muito obrigado a todos.

esmeralda morin
13/03/2017 09:18:36
Bom dia estou em São Paulo na zona oeste e gostaria de saber onde encontro aqui ... ou como posso adquirir a semente..
e-mail mera_azevedof@hotmail.com

JEREMIAS MACHADO VARGAS
03/04/2019 09:09:08
Alguém poderia me conseguir sementes de abobora gila, pesquisei e foi apontado que a gila tem propriedades medicinais anti depressivas, tenho uma amiga que sofre de depressão e os pais dela mora no sitio, se eu conseguisse as semente eles poderiam cultivar, meu email: jere_mvargas@hotmail.com, 55-99625-5452 tem Waltzap, se conseguir me contactar para mim mandar o endereço e as despesas da postagem

JULIO RICARDO SOUZA NOTO
11/07/2020 16:24:20
Gostaria de entrar em contato com alguem que pudesse me disponibilizar algumas sementes de abobora gila. Resido no sul de Minas Gerais na serra e a plantação aqui vai bem por uma experiencia anterior. Meu contato é julionoto@hotmail.com Por aqui poderemos acertar preço e forma de envio.
Antecipadamente agradeço

jose amir dos santos acosta
16/05/2022 14:28:49
adoro este doçe, estou tentando conseguir sementes, mas estou com muita dificuldade.
se alguem pudesse me conseguir ficaria muito feliz, nem se foce apenas 10 semente. sou de morro redondo rs

Para comentar
esta matéria
clique aqui
17 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada